Curso 2 – Desenvolvendo o Olhar

Curso de Fotografia 2 – Desenvolvendo o Olhar

A proposta deste curso é que o participante pense fotografia de forma mais consciente e seja capaz de observar e utilizar com criatividade seus elementos essenciais. Cada aluno irá realizar um projeto fotográfico individual, como parte da metodologia de descondicionamento do olhar .

Fotografia 2 – Desenvolvendo o Olhar é direcionado para quem já fez o curso de fotografia básica ou quem já tem uma iniciação comprovada em fotografia. Será abordado:

  • Revisão de tópicos de fotografia básica;
  • Composição (linhas, curvas, formas implícitas, complementação de formas sugeridas, etc.);
  • Tipos de luz;
  • Comunicando com cores;
  • Breve trajeto de como a fotografia foi considerada em momentos pontuais da história da Arte;
  • Desenvolvendo/aprimorando o olhar fotográfico;
  • Observação de projetos de grandes fotógrafos;
  • Ensaio fotográfico: importância de um conceito na construção de sue projeto fotográfico;
  • Elaboração de projetos fotográficos individuais;

Local: Fundação Cultural de Ilhéus

Data: 26 e 27 (19h às 21:30h) e 28 (manhã) de abril

Investimento: R$ 80,00

> Necessário levar câmera e cabo de transmissão de dados.

> Participantes receberão certificado, apostila em CD e seu projeto fotográfico impresso.

Vagas limitadas!

Para se inscrever, mande e-mail para: maonamaquina@gmail.com

Aulas ministradas pelas comunicólogas Tacila Mendes e Ana Lee.

Sobre Ana Lee

Ana Lee é formada em Comunicação Social pela UESC e pós-graduanda em Artes Visuais – Criação e Cultura  pelo Senac-MG. Trabalha com fotografia desde 2008, atuando na cobertura de eventos e espetáculos artísticos, mantendo forte vínculo e interesse pela fotografia documental em seus projetos.  Foi fotógrafa da produtora TV Mídia Brasil na Costa do Sauípe- BA (2008-2009) , na cobertura de eventos e shows. Realizou em 2009 o projeto de fotografia documental “Carne Seca”  sobre a  precariedade  enraizada na cultura baiana e representada na feira-livre. Em 2010 executou o projeto “Reatratos de Serra”,  com  exposição fotográfica em locais púlblicos, de retratos dos fundadores  da comunidade de Serra Grande- BA. Em 2011 inicia parceria com o coletivo cultural Prumo, participando do “Coletivo Macaco Santo” (FUNCEB), intervenção de grafitagem e música nos muros e ruas do sul Bahia, além da colaboração  no projeto Bataclan Cultural, arte e cultura na “ocupação” do Espaço Bataclan em Ilhéus.  Sendo também a fotógrafa da segunda edição do Festival Bahia Sound System ( Programa Faz Cultura / Conexão Vivo). Responsável, em 2012, pela  fotografia do grupo “Mulheres em Domínio Público”, realizando ensaio e registro das apresentações do projeto que revisitou  cantigas de domínio público do sul da Bahia.

O trabalho de Ana Lee na fotografia se constrói tendo como base a estética forte, peculiar e precária do ” ser Bahia”, presente no povo , ruas e histórias. Um regionalismo que não é limitador ou bairrista, mas uma influência essencial, a régua e compasso pra continuar se delumbrando com o mundo.

Acesse o portfólio de Ana Lee AQUI

Sobre Tacila Mendes

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV e especialista em Audiovisual, ambos pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Deu aulas de fotografia, jornalismo e vídeo no Ponto de Cultura Centro de Artes Integradas, em Ilhéus, em 2009. Na ocasião, desenvolveu apostilas de fotografia para seus alunos e fez a curadoria da exposição.

Idealizou o Curso Básico de Fotografia em abril de 2011, quando percebeu o grande público que possui câmera fotográfica mas que carece de orientação e conhecimento mínimos em fotografia para explorar mais os recursos do equipamento e fazer fotos mais bonitas. Desde então, ministrou aulas em Ilhéus e Itabuna, para mais de uma centena de alunos.

Outras experiências:

Fez fotografias para as matérias que redigia quando estagiou no jornal Diário de Ilhéus em 2006.
Trabalha com fotografia de shows: foi contratada por “Márcia Alencar e Banda” na Parada da Diversidade de 2008, nos eventos ocorridos no Hotel Transamérica (2010/2011) e no Carnaval de Ilhéus (2010). Fez o registro fotográfico e assessoria de imprensa da 1ª e da 2ª MUSA – Mostra Universitária Salobrinho de Audiovisual, do projeto Afrofilisminogravura e do I Festival de Cinema Baiano.

Também idealizou e elaborou o projeto de captação de recurso do projeto musical “Mulheres em Domínio Público“, que foi aprovado em edital da Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia em 2011 (execução em 2012).

Foi eleita Conselheira Municipal de Cultura de Ilhéus no setor de Audiovisual (2011) e é associada fundadora do Clube de Fotografia Louro Foto, também de Ilhéus.

Acesse o portfólio de Tacila Mendes AQUI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s